Translate

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Notícias - Retiro - "A Alegria de Evangelizar"


De 20 a 25 de Julho, decorrerá o retiro anual, no Centro Bíblico dos Capuchinhos - Fátima,  sobre o documento do papa Francisco: "A Alegria de Evangelizar".

O retiro terá como principal dinamizador: Frei Herculano Alves


Herculano Alves,franciscano capuchinho, natural de Serafão, concelho de Fafe, tem exercido as mais variadas actividades bíblicas, a nível académico e pastoral:
foi coordenador geral da BÍBLIA da Difusora Bíblica, coordenador do Novo Testamento e tradutor de alguns dos livros; presidente do Movimento de Dinamização Bíblica dos Franciscanos Capuchinhos durante vinte anos; ocupou o cargo de director da revista Bíblica, e delegado para a federação bíblica internacional (FEBICA).
Em 1972, frequentou a Universidade de Coimbra, onde se Licenciou em FILOLOGIA ROMÂNICA, na Faculdade de Letras.
Em Outubro de 1981 iniciou os seus estudos no Pontifício Instituto Bíblico de Roma, onde se Licenciou em CIÊNCIAS BÍBLICAS, em Fevereiro de 1984, com a tese: “El Evangelio de Tomás y los Sinópticos”.
Em 1986 iniciou a sua carreira de professor na UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA (Faculdade de Teologia, Centros do Porto e de Braga), onde tem leccionado várias Cadeiras de Ciências Bíblicas, até ao presente: Evangelhos Sinópticos, Pentateuco, Actos e Epístolas Católicas, Novo Testamento I, Novo Testamento II, Bíblia e Educação da Fé, Semiótica e Leitura de textos Bíblicos, A Aliança na Bíblia. Desde 1986, é professor de Sagrada Escritura na Universidade Católica (Porto).
Em 26 de Abril de 2005 obteve o DOUTORAMENTO EM TEOLOGIA BÍBLICA pela Universidade Pontifícia de Salamanca, com a tese: A Bíblia de João Ferreira Annes d’Almeida. Trata-se da primeira tradução portuguesa da Bíblia, que é também a obra em língua portuguesa mais editada e mais lida.
É autor de várias dezenas de artigos de carácter científico, publicados em várias revistas.




Sem comentários:

Enviar um comentário