Translate

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Notícia: Jornadas Missionárias 2014 debatem a importância da família (Agência Ecclesia)

Missionárias 2014 debatem a importância da família


Lisboa, 20 ago 2014 (Ecclesia)
As Jornadas Missionárias 2014 e as III Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil vão ter este ano como tema ‘Família, um projeto…’ e decorrem no Centro Paulo VI, em Fátima, de 20 a 21 de setembro.
“Estas jornadas abordam a família nas suas diversas componentes e descobriremos que deveremos estar junto das famílias com benevolência, para as apoiar nos seus desejos de viverem melhor, de ser comunidades de fé, de partilha, de respeito, de atenção, de crescimento e de solidariedade”, explica o padre António Lopes, diretor Nacional das Obras Missionárias Pontifícias (OMP), numa nota de apresentação da iniciativa.
Para o responsável é necessário “alertar” para tudo o que faz “definhar” a família, como “a violência, o ciúme e a inveja, a mentira” porque todos são “capazes do melhor, do mais belo, como também do mais terrível.
Por isso, o sacerdote considera que é preciso “olhar a realidade” porque se por um lado existe a família que é uma “reserva de valores” no outro lado a cultura atual “exalta o indivíduo e leva ao individualismo”.
As Jornadas Missionárias 2014 e as III Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil começam no dia 22 de setembro com o painel “Família hoje…”, com Margarida Cordo e Joaquim Azevedo e moderação do padre João Aguiar.
Durante a tarde realizam-se seis workshops seguido de um plenário, Eucaristia e à noite, a partir das 21H00, o convívio missionário com testemunhos.
No segundo dia, a 21 de setembro, D. António Couto, bispo de Lamego, reflete sobre o tema “Evangelho e Missão” e à tarde, a partir das 15H00, uma mesa reúne atores, escritores e apresentadores com o tema “Família e comunicação”.
Segundo o padre António Lopes, as OMP e o Departamento Nacional de Pastoral Juvenil, ao escolherem o tema “Família, um projeto…” querem contribuir para a reflexão e para a ação da “preocupação do Papa Francisco que colocou a família no centro das suas preocupações”.
O sacerdote da Sociedade do Verbo Divino relembra que o Papa convocou um sínodo extraordinário em outubro de 2014 e um sínodo ordinário em 2015, sobre os desafios pastorais da família no contexto da evangelização.
“Uma família é o lugar do diálogo. Graças à palavra a criança aprende a dar nome ao mundo, e a exprimir os seus sentimentos, o seu amor e os seus medos, a sua confiança, os seus desejos e as suas inumeráveis questões. É aí que conhece a relação entre o amor e a verdade, o perdão e a solidariedade, o ‘eu’ o ‘nós’ e os ‘outros’”, assinala o padre António Lopes.
“As Jornadas também têm necessidade do teu ponto de vista e do teu contributo para anunciar novamente a beleza da família cristã”, apela o diretor Nacional das OMP à inscrição nas Jornadas Missionárias 2014.
CB/OC



Sem comentários:

Enviar um comentário