Translate

segunda-feira, 22 de junho de 2015

~ João .... Deus fez Graça ~

João Batista, é sem dúvida uma figura fundamental na Escritura, ele faz a ponte entre o Antigo e Novo Testamento. Como profeta escatológico, a sua presença é marcada pela sua posição forte no que respeita ao arrependimento, ele é a “voz que grita do deserto” (Jo 1,23), o que prepara a vinda do Cordeiro de Deus.
O próprio Jesus terá feito parte do grupo de João seguindo-o junto ao rio Jordão, na zona do deserto, antes da Sua vida publica na Galileia; aliás será deste grupo que se “apresentarão” os primeiros discípulos (cf. Jo 1,35-51). Sem entrar nas questões ligadas a Jo 4,25 ss, João o Arauto do Deserto, tem na força da sua palavra a própria missão que o faz ser escolhido já no seio de sua mãe: 
a de mostrar Aquele ao qual não era digno de descalçaras sandálias (cf. Mt 3,11)

A sua importância, muitas vezes esquecida por entre sardinhas sangria, é tanta que, juntamente com Maria Santíssima é o único Santo que a liturgia da Igreja celebra o seu nascimento para o mundo, aliás notemos que no anúncio do anjo a Maria, também foi anunciado o nascimento de João:
“Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamam estéril, porque nada impossível a Deus” (Lc 1,36-38).

Aliás foi baseada nesta passagem de Lucas que a Igreja decidiu apontar o nascimento de João para junho, sendo que o de Jesus é em dezembro, ou seja, um seis meses um após o outro. No entanto esta decisão da Igreja prende-se também com os solstícios de Verão e Inverno, em que para além de se fazer uma oposição forte contra os cultos pagãos, tem também um significado mais profundo:
“Ele é que deve crescer e eu diminuir” (Jo 4, 30), dando-se assim uma ligação belíssima com o próprio ritmo do brilho dos dias.

Peçamos a S. João que faça de todos nós anunciantes da Boa Nova, não apenas enquanto palavras ditas, mas também fazendo da Palavra exemplo nas nossas vidas das maravilhas do Senhor.

"“Eu não sou o Messias, mas apenas o enviado à sua frente”. O esposo é aquele a quem pertence a esposa; mas o amigo do esposo, que está ao seu lado e o escuta, sente muita alegria com a voz do esposo. Pois esta é a minha alegria! E tornou-se completa”"

Que a Graça de Deus, ligado ao próprio nome João,
Esteja sempre presente voz,
Pax Christi.


Sem comentários:

Enviar um comentário