Translate

quinta-feira, 4 de junho de 2015

... A BÍBLIA ... (2/4)


Mas o que consideramos a inspiração divina?



THEÓPNEUSTOS ... palavra que na sua composição tem "Deus", "Espírito" e "Sopro"

Na realidade este termo tem levado a algumas confusões, e mesmo no próprio Novo Testamento apenas aparece em 2 Tm 3,16

"De fato, toda a Escritura é inspirada por Deus e adequada para ensinar, refutar, corrigir e educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e esteja preparado para toda a obra boa."


Também temos claro que a Escritura é inspirada, sendo que, neste texto, nada é referido a respeito de homens inspirados.

NA BÍBLIA A INSPIRAÇÃO NÃO DESCRITA OU EXPLICADA:
APENAS É AFIRMADO.

Assim sendo, para que exista um entendimento do que é a inspiração, torna-se essencial ler e reler s textos inspirados.

_ Em alguns casos foram "soprados" ou ditados, é o caso de muitas passagens do Antigo Testamento, quando se refere: "Assim disse o Senhor..."

_ Também as mensagens às Igrejas do Apocalipse: "Ao anjo da Igreja em Éfeso escreve..."

_ Temos também o caso em que autores referem-se a pesquisas que realizaram: como é o caso de Lucas (Lc13)



Deus valeu-se dos homens para nos dar a Sua palavra através do mistério da inspiração. 
A Escritura é Palavra de Deus, ela não contém apenas Palavra Deus, Ela é realmente Palavra de Deus. Aqui não estamos de uma simples resposta humana à revelação Deus, Ela é a própria revelação do Deus vivo.

Afirmar a inspiração divina é, na sua essência, um ato de fé e ao mesmo tempo um ato de louvor. A inspiração divina é uma confissão de fé e, desta forma, não pode ser comprovada ou demostrada racionalmente.

Por mais que nos centremos numa convicção inicial e legitima, jamais poderemos dizer que se trata de um método indutivo. Sempre é mais simplista seguirmos pela, também importante, mas não por totalmente abrangente,  de centramos somente nas questões de variante textual, porque se assim fosse ficaríamos sem palavras perante a aberração de:

"Feliz de quem agarrar nas tuas crianças e as esmagar contra as rochas!"
(Sl 137,9)

Também ao lermos de uma forma mais profunda o Quarto Evangelho, mesmo perante um grego básico, ficamos atónitos perante a complexidade das passagens e do seu profundíssimo alcance.


Portanto o caminho está em aceitar a inspiração, isto é, como algo anterior a qualquer experiência, e no seguimento lidar com as questões (importantes) das variantes textuais que encontramos na Sagrada Escritura.



.O NOVO TESTAMENTO É TAMBÉM DE ORIGEM DIVINA.

"Por isso, damos continuamente graças a Deus, tendo recebido a palavra de Deus, que nós vos anunciámos, vós a acolhestes não como palavra de homens, mas como ela é verdadeiramente, palavra de Deus, a qual também atua em vós que acreditais."
(1 ts 2,13)

"... mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, esse é que vos ensinará tudo, e há-de recordar-vos tudo o que Eu vos disse."
(Jo 14,26)

Foram eles (os apóstolos) os que foram ensinados pelo Senhor, e desta lembrança, deste ensino resultou o Novo Testamento.



Podemos afirmar que os apóstolos de Jesus nos ofereceram duas dádivas:

~ O Antigo Testamento interpretado como Livro de Cristo (cf. Lc 24,24)
~ O testemunho que Jesus é o Cristo, Filho de Deus Vivo.


No entanto ao ler e ao interpretar o texto bíblico é necessário ter em atenção o aspeto teológico. É necessário ter em conta de que estamos a ler, interpretar e traduzir a Palavra de Deus.
A Bíblia é também um livro muito humano, escrito por gente, em línguas diferente, em tempos e contextos bem precisos no tempo.


"A boca do Senhor disse..." (Is 1,20)
"Deus falou por coca dos seus santos profetas" (Act 2,21)
"Deus falou aos pais pelos profetas." (Heb 1,1)

A PALAVRA FOI, ATRAVÉS DOS TEXTOS BÍBLICOS, A SER REVELADA AOS POUCOS, TENDO ATINGIDO O SEU PONTO ALYO

FILHO DE DEUS
(Heb 1,1)

A bíblia continuam a interpelar, a "falar" na nossa linguagem, ela é assim palavra consagrada...
Não somos nós que procuramos Deus, mas é Deus que veio até nós, ao nosso encontro, para se revelar.








Sem comentários:

Enviar um comentário