Translate

domingo, 23 de março de 2014

Notícias: Agência Ecclesia: «misericórdia» e rejeição de «preconceito» na relação com os outros

Vaticano: Papa pede atitude de «misericórdia» que rejeite «preconceito» na relação com os outros


Francisco assinala Dia Mundial da Tuberculose e antecipa «festa do perdão» que vai decorrer no Vaticano



O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que os cristãos devem ter uma atitude de “misericórdia” para com todas as pessoas, evitando o julgamento do “preconceito” e seguindo o exemplo de Jesus.

“A misericórdia é maior do que o preconceito, devemos aprender bem isto”, declarou, perante dezenas de milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, para a recitação do ângelus.

Francisco apresentou um comentário ao encontro de Jesus com uma mulher da Samaria, relatado pelo Evangelho de São João.

Segundo o Papa, a atitude de Jesus “supera as barreiras da hostilidade entre judeus e samaritanos e rompe os esquemas do preconceito perante as mulheres”.

“Cada encontro com Jesus muda a nossa vida, cada encontro com Jesus enche-nos de alegria”, declarou.
Francisco destacou que, segundo os “esquemas sociais” do tempo de Jesus, este não se deveria ter aproximado da samaritana, “nem sequer ter-lhe dirigido a palavra”.

“O Evangelho diz que os discípulos ficaram espantados pelo seu mestre falar com aquela mulher, mas o Senhor é maior do que os preconceitos, por isso não teve medo de encontrar-se com a Samaritana”, precisou.

Após a oração, o Papa aludiu à celebração, esta segunda-feira, do Dia Mundial da Tuberculose: “Rezemos por todas as pessoas atingidas por esta doença e por quantos os apoiam, de vários modos”.

Francisco apresentou ainda a celebração das ’24 horas pelo Senhor’, que vai decorrer entre sexta-feira e sábado e na qual vai confessar algumas pessoas, no Vaticano.

A iniciativa vai começar na Basílica de São Pedro e continuará, durante a noite, nalgumas igrejas do centro de Roma, que vão permanecer abertas para momentos de oração e Confissões.
“Será, podemos chamá-la assim, a festa do perdão, que terá lugar em muitas dioceses e paróquias do mundo”, adiantou.

“O perdão que o Senhor nos dá deve festejar-se, como fez o pai da parábola do Filho Pródigo”, concluiu o Papa.
OC
(Fonte: Agência Ecclesia)






Sem comentários:

Enviar um comentário