Translate

domingo, 16 de março de 2014

QUARESMA 2014: Exercício - Êxodo 3,1-12

Ex 3,1-12




"Moisés estava a apascentar o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madian.
Conduziu o rebanho para além do deserdo, e chegou à montanha de Deus,
ao Horeb.
O anjo do Senhor (Javé) apareceu-lhe numa chama de fogo, no meio da sarça.
Ele olhou e viu, e eis que a sarça ardia no fogo mas não era devorada.
Moisés disse: “Vou adentar-me para ver esta grande visão: porque razão não
se consome a sarça?”
O Senhor (Javé) viu que ele se adentava para ver; e Deus chamou-o do meio
da sarça: “Moisés! Moisés!”
Ele disse:
“Eis-me aqui!”
Ele disse:
“Não te aproximes daqui; tira as tuas sandálias dos pés, porque o lugar em que
estás é uma terra santa.”
E continuou:
“Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacob.”
Moisés escondeu o rosto, porque tinha medo de olhar para Deus.
O Senhor disse:
“Eu bem vi a opressão do meu povo que está no Egito, e ouvi o seu clamor diante
dos seus inspetores; conheço, na verdade, os seus sofrimentos. Desci a fim de libertar
da mão dos egípcios e de o fazer subir desta terra para uma terra boa e espaçosa,
para uma terra que mana leite  e mel, terra do cananeu, do hitita, do amorreu,
do perizeu, do heveu e do jebuseu. E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel
chegou até mim, e vi também a tirania que os egípcios exercem sobre eles.
E agora, vai;
Eu te envio ao faraó, e faz sair do Egito o meu povo, os filhos de Israel.”
Moisés disse a Deus:
“Quem sou eu para ir ter com o faraó e fazer sair os filhos de Israel do Egito?”
Ele disse:
“Eu estarei contigo. Este é para ti o sinal de que o povo do Egito de que Eu te enviei:
quando estiveres feito sair o povo do Egito, servireis a Deus dobre esta montanha”."




I – Que diz o texto?


I.1. Quem são os protagonistas?

            Moisés
            O Anjo de Javé – Javé – Deus


I.2. Que diz de Moisés?

            Que se encontrava no monte de Horeb
            Que apascentava o rebanho do seu sogro
            Que era genro de Jetro sacerdote de Madian
            Que o Anjo lhe apareceu numa saça
            Que viu a sarça a arder sem se consumir
            Que tentou aproximar-se para ver o que se passava
            Que ouviu o Senhor a chamar por ele
            Que se apresentou ao Senhor
            Que foi enviado ao faraó para libertar o povo
            Que se considerou incapaz da missão


I.3. Que diz de Javé?

            Que apareceu a Moisés
            Que se apresentou como
                         Deus de Abraão
                         Deus de Isaac
                         Deus de Jacob
            Que sente e ouve o clamor dos seus filhos
            Que desceu para os libertar
            Que quer servir-se de Moisés para o fazer
            Que não deixará Moisés só na sua tarefa



II Que quer dizer o texto?

II.1. De Javé
           
           Que é um Deus de pessoas
           Que não é um Deus de lugares... não está ligado a um sítio
           Que ama o Seu Povo
           Que está atento à sua vida
           Que o quer em situação feliz
           Que age a favor do seu povo por intermédio de homens que escolhe
           Que acompanha aqueles que chama no exercício da sua missão


II.2. De Moisés

           Que é um homem atento e curioso
           Que é um homem pronto para a resposta
           Que é respeitador da divindade
           Que é consciente da sua incapacidade para a missão a que é chamado


II.3. Do Acontecimento

           Que se estabelece um diálogo entre Deus e o Belo
           Que foi no monte
           Não na cidade... não no barulho.
           Que se passou na intimidade entre Deus e Moisés
           Que foi mediado por um fenómeno extraordinário
         
II.4. Quem é este Moisés
         
          É o Moisés que fugiu do Egito por se preocupar com os seus irmãos
          Que voltou "à sua família religiosa", ao ambiente em que havia sido educado
          Que agora está só
          
         ... o seu Deus ama o Seu povo...
         ...o seu povo está numa situação que Deus não querer
         ...como?? Que pode Moisés fazer?

É este homem a quem um fenómeno estranho põe em contato com Deus, em diálogo com Deus


III. Que me diz a mim, o texto

Quem é para mim, o Deus que acredito?

Como vivo a minha relação com Ele?

Procuro espaços próprios para me encontrar com Ele?

Que é para mim a Igreja?


Como vivo a minha relação com a Igreja?

Que digo eu ao texto – a Deus que me fala neste texto?









Sem comentários:

Enviar um comentário