Translate

sábado, 2 de novembro de 2013

Excerto de carta "Recentiores episcoporum synodi" (1979)


Condição humana depois da morte



"A Igreja, aderindo fielmente ao Novo Testamento e à Tradição, acredita na felicidade dos justos, os quais estarão, um dia, com Cristo. Acredita também que uma pena espera sempre o pecador, o qual será privado da visão de Deus. Acredita ainda numa eventual purificação dos eleitos, que é preliminar à visão de Deus e é, portanto completamente diferente da pena dos condenados. É isto que a Igreja entende, quando fala do inferno e do purgatório.


No que diz respeito às condições do homem depois da morte, devemos precaver-nos de perigosas representações fantasiosas e arbitrárias; os seus excessos provocam, em grande parte, as dificuldades que neste ponto encontra a fé cristã. No entanto, as imagens utilizadas pela Sagrada Escritura merecem respeito. É necessário perceber o seu sentido profundo, evitando o perigo de as atenuar excessivamente, o que equivale a esvaziar do seu conteúdo as realidades que as mesmas designam.


Nem as Sagradas Escrituras, nem a Teologia nos oferecem indicações suficientes para uma representação do Além. No entanto, o cristão deve ter como seguros dois princípios essenciais: por um lado, deve acreditar na continuidade fundamental que existe, pela virtude do Espírito Santo, entre a vida presente em Cristo e a vida futura (de facto, a caridade é lei do Reino de Deus, e é precisamente aqui, na terra, que será a medida da nossa participação na glória do céu).




Mas, por outro lado, o cristão deve discernir a ruptura radical, entre o presente e o futuro, na base de que, depois do regime de fé, vai suceder-se o da plena luz: nós estaremos com Cristo e veremos a Deus (1 Jo 3,2), promessa e mistério inauditos, no qual consiste essencialmente a nossa esperança. E se a nossa imaginação não pode chegar lá, o nosso coração chega, e em profundidade..."





Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé, carta Recentiores episcoporum synodi, N. 7
(1979)





Sem comentários:

Enviar um comentário