Translate

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

"Novos" tempos...!!!

Somos confrontados nos dias de hoje, com uma proliferação de ceitas cristãs de todo o género. No entanto se olharmos de uma forma mais atenta para a sua “praxis” vemos que muitas vezes a palavra é desvirtuada conforme a conveniência do momento, fazendo que os crentes sejam totalmente presos por interpretações que infelizmente em nada se enquadram com a mensagem de Cristo, “Cuidado com os falsos profetas” (cf. 2, Pe 2,1-3) alerta Pedro, aliás o próprio Jesus Cristo, no discurso das Bem-Aventuranças, chama a atenção para este perigo (cf. Mt. 7,15). A verdade e o sentido para a vida está assente na figura de Cristo, só Ele e através Dele encontraremos a verdade, Jesus é o “logos” feito carne. 

Obviamente que nenhuma religião será perfeita, já que a sua expressão no mundo é feita por homens, e estes, mesmo que inspirados pelo Senhor, são falíveis e caiem muitas vezes em tentação. Nenhum homem ou mulher pode estar isento de pecado, no entanto a essência do Cristianismo, com a sua grande raiz apostólica, confere-lhe uma verdade suprema inerente à sua ligação ao Senhor. Noto também que muitos críticos da Igreja Católica (aquela em que me insiro convictamente) fazem de um facto particular, quer de atitude quer de tempo, a generalização global do mesmo. Por mais que possam dizer o contrario, a pratica religiosa verdadeira, é vista por muitos como algo fora do contexto da realidade (tendência) actual. 

Pois é exactamente o contrário que penso… ao olhar para o que me rodeia, para aquilo que o ser humano se está a tornar, noto que cada vez mais o caminho está na direcção a Cristo. Jesus não nos impôs nada, Deus não é imposição, antes pelo contrário, Deus que veio através do Seu Filho, mostrou-nos que salvação só se atinge através da humildade, do perdão e do amor. Deus não é uma coisa, Deus revela-se através da adesão espiritual que se completa numa atitude concreta dos nossos actos. 

Nós como cristãos estamos na sociedade para induzir a reflexão, porque sem se reflectir tudo se torna superficial. Com o Senhor apreendemos a olhar não apenas com os olhos, mas também com o coração. Ao encontrar Deus na nossa vida, no fundo encontrarmo-nos a nós mesmos.



 

Sem comentários:

Enviar um comentário